História | Santar

Segundo diz a lenda, e é apenas uma lenda, que “passando um rei com o seu exército, vindo vitorioso duma batalha, assentou arrais para descansar (...) ficando essas terras a ser conhecidas pelo nome onde o rei assentou arrais, mais tarde Assentar, atualmente Santar”.

Santar é uma povoação muito antiga. Encontra-se referida em documentos mais antigos do que a fundação de Portugal, Santar não precisa de lendas para afirmar a sua origem. A sua fundação perde-se, como a maioria das cidades e terras antigas de Portugal no infinito da História. Os documentos que possam atestar a sua origem vão escasseando à medida que se mergulha nos séculos da existência desta terra, revelando aos homens a evidência da sua pequenez. Fonte: http://clientes.netvisao.pt/armcarv/informacoes/origem.htm



Santar é uma das mais emblemáticas freguesias do concelho de Nelas, em especial pelo equilíbrio demográfico que apresenta, bem como pelo seu legado arquitetónico de elevada qualidade e pela dinâmica económica que tem desenvolvido.
http://www.santar.pt.vu/